Jejum intermitente: Queima a gordura e preserva a massa magra

O número de pessoas que buscam o jejum intermitente como estratégia de emagrecimento vem crescendo absurdamente.

Muitas pessoas temem começar uma dieta e acabar perdendo massa magra junto com a gordura. Esse é o pesadelo de quem precisa emagrecer mas deseja manter a massa magra.
Mas antes de tudo, deixa eu te fazer uma pergunta..

VocĂŞ acha que Ă© possĂ­vel zerar o percentual de gordura corporal e manter a massa magra intacta?
Se você respondeu SIM .. Parabéns!
Agora continue lendo e entenda como isso acontece.




EvidĂŞncias clinicas recentes confirmam o fato de que o jejum repetido nĂŁo causa perda muscular. Em um estudo de 2010 de jejum diário alternado, os pacientes foram capazes de perder uma massa gorda significativa sem nenhuma alteração na massa magra. Neste esquema, os indivĂ­duos comem normalmente nos dias de alimentação, e alternam isso com um dia de jejum. AlĂ©m disso, inĂşmeros benefĂ­cios metabĂłlicos, como redução do colesterol, triglicerĂ­deos e circunferĂŞncia da cintura foram observados junto com a perda de peso.


Um estudo mais recente de 2016 compara uma estratĂ©gia de jejum intermitente com restrição calĂłrica diária - o mĂ©todo convencional de perda de peso sugerido pela maioria dos profissionais de saĂşde. Enquanto ambos os grupos perderam uma quantidade comparável de peso, o grupo de jejum intermitente perdeu apenas 1,2 kg de massa magra em comparação com 1,6 kg no grupo de restrição calĂłrica. Comparando o aumento percentual da massa magra, o grupo em jejum aumentou 2,2% em comparação com 0,5% no grupo com restrição calĂłrica, o que implica que o jejum pode ser atĂ© 4 vezes melhor na preservação da massa magra de acordo com essa medida. Ă‰ importante ressaltar que o grupo em jejum perdeu mais do que o dobro da quantidade de gordura visceral mais perigosa.

Tudo isso tem uma explicação: Quando seu corpo está em jejum, ele muda da queima de glicose / carboidratos para obter energia para a queima de gordura como sua principal fonte de energia, ou seja, depois de um certo perĂ­odo em jejum nĂŁo haverá mais glicose para ser queimada, e a partir daĂ­, seu corpo partirá para o plano B: Queimar os estoques de gordura.

Diferentemente do que muitos pensam, quando o corpo nĂŁo encontrar mais alimentos para produzir energia, ele nĂŁo partirá para os mĂşsculos  (massa magra), o seu plano B sĂŁo os estoques de gordura, ou seja, enquanto tiver gordura disponĂ­vel os mĂşsculos serĂŁo preservados.

Mas obviamente que sempre há uma perda de massa magra, mesmo que miníma.

Existem maneiras que ajudam a preservar essa parte minĂ­ma de passa magra que pode ser consumida, uma delas Ă© o consumo de proteĂ­nas boas.

A perda de mĂşsculo Ă© conhecida como CATABOLISMO MUSCULAR.

Para evitar o catabolismo muscular vocĂŞ deve ficar atento em  quantas calorias e quanta proteĂ­na vocĂŞ ingere durante o perĂ­odo em que está comendo. Se vocĂŞ estiver ingerindo calorias adequadas, se estiver ingerindo proteĂ­na adequada durante esse perĂ­odo, nĂŁo haverá uma perda de massa muscular significativa.

Jejum intermitente: Queima a gordura e preserva a massa magra Jejum intermitente: Queima a gordura e preserva a massa magra Reviewed by A ciĂŞncia do jejum on 12:11 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.