Como emagreci 10 kg em 1 mês com o jejum intermitente

O jejum intermitente vem se tornando cada vez mais famoso e procurado nos últimos tempos.
Tudo isso graças ao seu poder de promover um emagrecimento rápido.
E hoje em dia as pessoas estão cada vez mais interessadas buscar um emagrecimento rápido e eficaz.

Nesse artigo vamos falar tudo sobre o jejum intermitente e sobre a estratégia que usei para emagrecer 10 kg em apenas 1 mês.


                  O que é jejum intermitente?


O jejum intermitente é um método de emagrecimento que visa intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação. O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gorduras e com isso haja uma perda de massa gorda.

Existem vários protocolos que podem ser seguidos e o mais indicado é entre 12 e 24 horas em jejum.

Os períodos em que a alimentação é permitida são chamados de janelas de alimentação. Fora deles, a pessoa deve ingerir líquidos que não possuam calorias, como água (com ou sem gás) e chás e café sem açúcar.
                O Protocolo 16/8
Este é sem dúvida um dos mais populares protocolo de jejum. Este método também é conhecido como o Protocolo Leangains e foi popularizado pelo especialista em fitness Martin Berkhan.
O Protocolo envolve jejuar todos os dias por 14-16 horas e restringir sua “janela alimentar” diária durante 8-10 horas. Dentro desta janela alimentar, você poderá se alimentar em 2, 3 ou mais refeições.
Fazer esse método de jejum pode ser tão simples quanto não comer nada depois do jantar e pular o café da manhã.
Por exemplo, se você terminar sua última refeição às 20h e não comer até as 12h do dia seguinte, estará tecnicamente em jejum por 16 horas entre as refeições. Simples não?
É geralmente, recomendado que as mulheres façam jejum entre 14 a 15 horas, porque elas teriam melhores resultados com jejuns ligeiramente mais curtos.

       Dieta 5:2 - Jejum 2 vezes por Semana


Outro método bem popular é a Dieta 5: 2 criada pelo Dr. Michael Moseley, que envolve jejuar em dois períodos de 24 horas por semana, ou seja, realizar o jejum intermitente 2 vezes na semana.
Durante as 24 horas em jejum, os homens são instruídos a comer 600 calorias e as mulheres a 500 calorias, apenas.
Os outros 5 dias restantes da semana, aconselha-se a comer normalmente.
Por exemplo, você pode se alimentar normalmente todos os dias na semana, exceto às segundas e quintas, onde você irá consumir duas pequenas refeições, sendo 250 calorias por refeição para mulheres e 300 para homens.
Estas pequenas refeições nos dias de jejum, pode tornar o jejum mais suportável para algumas pessoas e uma boa parte do jejum intermitente é feito enquanto dorme.

 Eat-Stop-Eat (Coma-pare-coma)


A metodologia Eat-Stop-Eat, criado pelo especialista em fitness Brad Pilon, determina um ou dois dias por semana em que ficará completamente em jejum.
Ou seja, durante um período de 24 horas, aonde somente bebidas sem calorias são aceitáveis consumir.
Por exemplo, poderá tomar chá, café, água com limão, sem açúcar ou adoçante, mas nada de comer alimentos sólidos.
O método é bem simples, se você terminar o jantar na segunda às 19h e não comer nada até o jantar do dia seguinte às 19h, você fez um jejum completo de 24 horas.
Você escolhe qual o melhor horário para aplicar o jejum, pode jejuar do café da manhã para o café da manhã ou do almoço para o almoço.
O resultado será o mesmo, escolha o horário mais fácil para encaixar em sua rotina.
No entanto, algumas pessoas podem achar difícil jejuar por períodos completos de 24 horas, sem consumir nenhum alimento.
Por isso, requer uma autodisciplina para aplicar este protocolo e terminar as 24 horas completas sem desistir.

     Benefícios do jejum intermitente

     1 – EMAGRECIMENTO

O jejum intermitente vai ajudar-te a perder gordura sem precisares restringir o consumo de calorias de forma insana, principalmente a gordura visceral (aquela que se situa na região da barriga).
2 – RESISTÊNCIA À INSULINA
O jejum pode reduzir a resistência à insulina, baixando entre 3 a 6%, e os níveis de insulina em jejum no sangue entre 20 a 31%. Em tese, isso é o suficiente para te protegeres contra as diabetes do tipo 2.
3 – INFLAMAÇÃO
Alguns estudos mostram redução nos marcadores de inflamação, que é uma das principais causas de diversas doenças crónicas.
4 – CORAÇÃO SAUDÁVEL
O jejum pode reduzir o colesterol LDL, os triglicerídeos, marcadores de inflamação, glicose e resistência à insulina. Esses são todos fatores de risco para doenças no coração.
5 – PREVENÇÃO DO CANCRO
Estudos realizados com animais indicam que o jejum intermitente pode ajudar a prevenir o cancro.
6 – CÉREBRO SAUDÁVEL
O jejum aumenta no cérebro uma hormona chamada BDNF, e pode ajudar a criar novas células nervosas. O jejum também te pode ajudar a proteger contra a doença de Alzheimer.
7 – ANTI-ENVELHECIMENTO
O jejum intermitente foi capaz de aumentar a longevidade de ratos. Estudos mostraram que os ratos que jejuaram viveram de 36-83% mais que os demais.
8 - VIDA MAIS SIMPLES
O jejum intermitente deixa a tua vida mais simples. Vais comer durante uma janela específica de tempo, sem intervalo específico, e no resto do dia ficas livre para fazer as tuas coisas, sem te preocupares com intervalos de refeições, perda de massa muscular, velocidades de metabolismo, disponibilidade, preparação de alimentos etc.
9 - MAIOR PRODUTIVIDADE
Este é, sem dúvidas, um dos maiores benefícios do jejum intermitente: a produtividade. Assumires o controle sobre o teu tempo e a tua energia e usá-los da melhor forma possível, seja para estudar e trabalhar, seja para aproveitares a tua intuição que fica mais aflorada, ou ainda para aproveitares a tua maior sensibilidade e olhar para dentro, acalmar os pensamentos e meditar.

Agora que já nos informamos um pouco mais sobre o jejum intermitente vou contar para vocês a minha estratégia que usei para eliminar 10 kg em 1 mês.
Sou praticante do jejum intermitente a quase 2 anos, então não encontrei muita dificuldade para seguir a risca essa estratégia. Mas caso você seja iniciante sugiro que você comece com o protocolo 16/8.
A minha estratégia foi intercalar o jejum de 20 e 24 horas.
Mas como eu fiz isso? Veja a tabela abaixo


Mas ATENÇÃO:
Como eu disse acima, já sou praticante do jejum intermitente a bastante tempo, por esse motivo consigo fazer o jejum mais prologando. Caso esse não seja seu caso, comece com um períodos de jejum mais curtos.

                   Na prática:

Domingo: Fiz várias refeiçoes durante o dia (inclusive guloseimas) e fechei minha janela de alimentação as 17:00 hrs.
Segunda- feira: Mantive o jejum até as 13:00 hrs, ingerindo apenas água e café sem açúcar totalizando 20:00 hrs em jejum. Foi uma refeição única, então após o almoço já fechei minha janela de alimentação logo após o almoço. No período da tarde tomei muita água e chá. 
Terça-feira: Mantive o jejum até as 13:00 hrs e quebrei com o almoço. Fiz pequenos lanches das 13:00 as 17:00 hrs.
Fechei minha janela de alimentação as 17:00 hrs.
Quarta-feira: Quebrei o jejum as 13:00 hrs e fechei a janela de alimentação.
Quinta-feira: Mantive o jejum até as 13:00 hrs e quebrei com o almoço. Fiz pequenos lanches das 13:00 as 17:00 hrs.
Sexta- feira: Quebrei o jejum as 13:00 hrs e fechei a janela de alimentação.
Sábado: Mantive o jejum até as 13:00 hrs e quebrei com o almoço. Fiz pequenos lanches das 13:00 as 17:00 hrs.
Voltei a me alimentar de manhã no domingo com o café da manhã (Domingo é livre)

Como podem observar é uma estratégia bem rígida e restrita. Você não precisa fazer exatamente 30 dias. Adapte a tabela de acordo com seus limites.
Outra dica é mudar os horários. Cada um tem uma rotina diferente.

Essa foi a estratégia que eu utilizei e posso afirmar que dá muito certo.
Mas não se esqueça que não é só porque você está praticando o jejum intermitente que pode sair comendo o que quiser.
É de extrema importância manter a boa alimentação, principalmente na quebra do jejum.
Para você entender melhor quais os alimentos mais indicados te indico o Jejum intermitente - Guias e cardápios para adquirir os conhecimentos necessários antes de começar o jejum intermitente. Foi baseado nele que consegui meus resultados.


                     Resumindo

O jejum intermitente não é uma dieta, é um estilo de vida.
É muito eficiente e quando praticado de forma correta, trás muitos benefícios para a saúde.
Sou praticante a quase dois anos e tenho experiência o suficiente para te afirmar que funciona sim.


Visite nosso instagram e obtenha mais informações https://www.instagram.com/endorphin.se/
Como emagreci 10 kg em 1 mês com o jejum intermitente Como emagreci 10 kg em 1 mês com o jejum intermitente Reviewed by A ciência do jejum on 12:25 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.